[Guia] Como criar um canal no YouTube rapidamente

Se você quer saber como criar um canal no YouTube, confira este artigo por completo e aprenda as melhores técnicas para um canal de sucesso.

como criar um canal no youtube

Veja a seguir como criar um canal no YouTube, a maior plataforma de vídeos gratuitos do mundo, que é também a fonte de renda de muitas pessoas.

Se quer saber o passo a passo sobre como entrar na plataforma, continue a leitura!

A plataforma que dominou o mercado de vídeos

O Youtube é a principal plataforma quando o assunto é compartilhamento de vídeos em todo o mundo. O tráfego de vídeos está cada vez mais difundido na internet. De acordo com uma pesquisa da Cisco, até 2021 teremos mais de 82% do tráfego total na internet vindo de vídeos.

Mesmo que esse número não reflita somente o Youtube, mas também outras plataformas de vídeos como o Instagram, Facebook e Tik Tok, a fatia dessa porcentagem do Youtube ainda é a maior.

Para se ter uma ideia da sua grandiosidade, o Youtube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos pelo mundo, sendo que mais de 70% das suas visualizações são feitas em dispositivos móveis. Na disputa de buscador, ele só perde para o Google, sendo que mais de um bilhão de horas de vídeo são visualizados diariamente.

Por que usar o Youtube?

Bem, o Youtube é uma plataforma com um alcance e potencial gigantesco, no entanto, não é fácil fazer sucesso nessa plataforma.

Para se dar bem no Youtube, não basta criar uma conta nela e fazer o upload de vários vídeos esperando um resultado imediato. Antes de qualquer coisa, você deve definir qual será o objetivo do seu canal no Youtube, se é para ganhar audiência, gerar tráfego para o seu site, monetizar, reforçar a sua marca ou gerar leads.

Depois que você definir o seu objetivo, será muito mais fácil saber como criar um canal no Youtube, porque você já vai estar com todos os detalhes na sua mente.

Como fazer uma conta no Youtube?

Esta é a etapa mais tranquila de todo os passos. Se você já tem uma conta no Google, já tem uma conta no Youtube. O que você precisa fazer é abrir o Youtube e conectar sua conta Google ao Youtube.

Para isso, basta ir no ícone conta do Youtube, tocar em fazer login, e colocar o seu e-mail. E pronto, você já está conectado ao Youtube, podendo fazer comentários, curtir vídeos, se inscrever em canais  e criar o seu próprio canal.

Como criar um canal no Youtube

Sem um canal no Youtube, você não terá uma presença pública na plataforma. Então, para enviar vídeos, você terá de criar um canal.

O primeiro passo para você criar o seu canal é fazer Login com a sua conta Google no Youtube, seja com o seu computador ou celular.

Depois, então, tente realizar uma ação que poderia ser feita somente por um canal, como enviar um vídeo, postar um comentários ou criar uma playlist.

Se você não tiver um canal, vai haver a opção para criar um. Logo após, verifique detalhes como o nome e foto da sua conta, e confirme que quer criar um canal. E pronto, o seu canal está no ar!

Na lista de canais você tem acesso a todos os canais que você tem, portanto, se quiser criar um novo canal, é só clicar na opção correspondente.

Caso tenha escrito errado o nome do seu canal, ou queira somente mudá-lo, você pode fazer isso depois.

Como mudar a sua URL do canal no Youtube

Personalizar a sua URL é um passo muito importante na personalização do seu canal, pois isso irá facilitar muito para que as pessoas o encontrem mais facilmente. Uma URL com o seu nome, ao invés de várias letras e números, é algo muito mais confiável e chamativo.

A sua URL pode ser baseada no seu nome de exibição, nome de usuário do Youtube ou com o nome do seu website vinculado. Depois de mudar a sua URL, não será possível alterá-la novamente, então tome essa decisão de maneira consciente.

Para iniciar o processo, vá no canto superior direito e clique em configurações, depois em avançado, e em seguida em configurações do canal, na qual você irá clicar na opção “Você está qualificado para uma URL personalizada”.

Na caixa  “Receber uma URL personalizada” você verá quais URLs foram aprovadas para você. Não é possível alterar o texto na caixa cinza, contudo, você pode adicionar letras e números para tornar a URL exclusivo.

Depois de ler os “Termos de Uso da URL personalizada”, marque a opção concordar e clique em “Alterar URL” e em confirmar.

Para fazer esse processo todo, o seu canal terá de seguir regras como:

  • Ter 10 ou mais seguidores;
  • Sua conta deve ter pelo menos 30 dias;
  • Seu perfil deve ter uma foto;
  • Sua conta deve estar em situação regular.

Como colocar um vídeo no YouTube

Agora só falta você saber como postar seus vídeos no Youtube. Contudo, antes de qualquer coisa, verifique se sua conta está verificada,  acessando o link youtube.com/verify. Depois de fazer isso, o Youtube enviará para você um código de verificação por chamada de voz ou SMS.

Após a verificação da sua conta, clique no ícone com uma forma de +. Ao clicar nele, verá a opção enviar vídeo.

Nessa tela há três opções para você, que são as  informações básicas, traduções, configurações avançadas.

Coloque o título nela, a descrição do seu vídeo, marcações, e, se quiser, o adicione uma uma playlist. Após o vídeo ser processado, você pode escolher uma miniatura ou fazer o upload de uma imagem personalizada, que será, enfim, a capa do seu vídeo.

É muito importante que você saiba definir muito bem qual público quer atingir, para que saiba usar as palavras-chave que alcancem um público maior.

Como as pessoas pesquisam por esses termos chave, se você não os usar corretamente o seu público não irá te encontrar.

Entretanto, saber como criar o seu canal um Youtube é só o começo de várias coisas que você terá de aprender para fazer sucesso no marketing digital. Portanto, é essencial que você pesquise mais sobre o assunto para que se aperfeiçoe e produza um conteúdo de qualidade.

Não adianta de nada você ter um canal com uma boa aparência se o conteúdo não for bom, então, capriche na hora de filmar e de transmitir o seu conhecimento.