10 segredos sobre como divulgar um canal do YouTube

como divulgar um canal do youtube

Divulgar um canal no YouTube não é uma tarefa fácil, pense na grande concorrência que os principais nichos enfrentam hoje. Separamos neste artigo uma série com 10 segredos para que você possa ganhar vantagem e sair na frente na hora de divulgar o seu canal.

como divulgar um canal do youtube

Quem possui um canal no Youtube precisa saber vários técnicas para se manter ganhar público. Saber como divulgar um canal do Youtube é essencial para que esse empreendimento tenha sucesso.

Conheça o seu público

Quando você vai dar um presente para uma pessoa, a primeira coisa a fazer é saber do que ela gosta para dar o presente certo. Quem tem um canal no Youtube deve seguir essa mesma linha de raciocínio com o seu público.

Se você não conhecer o seu público, não irá saber sobre quais assuntos eles querem saber. Então, mesmo que você faça um vídeo com todo o cuidado possível, se o assunto do vídeo não interessar o seu público, não vai adiantar de nada.

Portanto, ter um direcionamento sobre qual conteúdo produzir é a primeira coisa a fazer antes de qualquer outra medida para publicar o seu canal. 

Invista em técnicas de SEO

Atualmente, tanto grandes empresas quanto empreendedores individuais do marketing digital estão investindo em técnicas SEO para que o público certo os encontre.

O SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas a sites ou conteúdos web, que fazem com que aquele material se torne mais agradável as ferramentas de busca, como o Google. Quando o seu conteúdo agrada as ferramentas de busca,  ele é encontrado em posições superiores no ranking de pesquisas.

Por isso, se você não usar essas técnicas no seu canal no Youtube, dificilmente você será achado.

Divulgue os vídeos em seu site ou blog

Para divulgar um canal do YouTube é possível compartilhar os links em um site ou blog, o que ajuda na hora dos vídeos serem encontrados, pois ele ganha mais visibilidade e seu canal é apresentado a um público diferente.

Além disso, ao publicar vídeos do seu canal em seu site, você enriquece o conteúdo escrito dele.

Use suas redes sociais

Trabalhar com marketing digital significa ser encontrado pelas pessoas. Para fazer isso, o melhor é estar presente em quantas redes sociais puder. É o mesmo que colocar um outdoor de um negócio seu em mais de uma cidade. 

As pessoas passam boa parte do seu tempo conectadas às suas redes sociais, então, estar presente pelo menos nas principais, como Facebook, Instagram e Twitter é uma ótima estratégia de divulgação.

Quando você postar um vídeo no Youtube, anuncie isso também nas suas redes sociais, para que você possa direcionar as pessoas para vídeo. Entretanto, faça também o processo inverso, e chame as pessoas do seu canal no Youtube para que possam conhecer as suas redes sociais.

Quando você leva o seu público para as redes sociais, eles passam a conhecer você de um novo ângulo e a consumirem seu conteúdo com mais frequência. 

Envie seu conteúdo por e-mail

Segundo algumas pesquisas, se as pessoa verem a palavra “vídeo” em um e-mail, ela tem uma taxa 19% de abri-lo. Então, se você possui uma sólida base de contados, a utilize para gerar engajamento no seu canal e envie e-mails para eles.

No entanto, antes de começar, tenha atenção a frequência dos e-mails, pois, se você uns mandar sem parar, as pessoas irão considerá-lo um incômodo. Portanto, no máximo, envie e-mails três vezes na semana para o seu público. 

Faça parcerias de divulgação

Mesmo que você seja muito esforçado e está disposto a aprender sobre marketing digital, ninguém consegue vencer sozinho. Todos nós precisamos de alguém para dar aquela mãozinha na hora certa.

Ao longo da sua caminhada no marketing digital, pode ter certeza que você irá encontrar com essas pessoas. Quando ver que uma pessoa é de responsabilidade e está disposta a crescer no marketing digital com as habilidades dela, mantenha contato.

Para divulgar os seus vídeos, também é muito útil que você fale com influenciadores nas redes sociais para divulgarem os seus produtos. Muitos influenciadores de médio ou pequeno porte não cobram valores alto pela divulgação, no entanto, eles possuem um público engajado que oferece uma ótima taxa de conversão.

Use CTAs dentro dos vídeos

As CTAs (chamada para ação), são uma maneira muito boa para se promover vídeos antigos, principalmente. Quando você postar um novo vídeo, mencione algum vídeo antigo com um conteúdo relevante, deixe o link dele para que o seu público seja encaminhado para ele.

Desse modo, você pode manter o seu público interessado no seu canal sem ter de postar muitos vídeos. Essa estratégia é muito boa para os novos assinantes do seu canal, que poderão conhecê-lo mais.

Responda perguntas em fóruns

Você conhece os fóruns especializados de perguntas e respostas ou que tratam de assuntos específicos?

Uma boa maneira de conquistar mais público para o seu canal é você procurar perguntas relacionadas ao seu vídeo e responder elas enviando o link do seu vídeo. Ao fazer isso, o link do seu canal final será exposto para sempre no fórum e sempre que alguém quiser saber a resposta para aquela pergunta poderá acessar o link que você deixou.

No entanto, fique atento às regras do fórum, pois alguns deles não permitem que links sejam expostos neles.

Procure por comunidades relacionadas ao assunto do seu vídeo

Um recurso que poucas pessoas costumam utilizar para divulgar o seu canal são as comunidades e grupos formas em redes sociais como Facebook, o LinkedIn e o Google+.

Nessas redes as pessoas formam grupos sobre um  de interesse em comum, e, se esse interesse for assunto do canal, não há nada mais normal que você enviar o link de um vídeo seu para o grupo.

Claro que você não precisa somente postar o link do seu canal, mas sim fazer parte dessa comunidade fazendo de respondendo perguntas. Contudo, novamente ressaltamos para que você respeite as regras do grupo para que não seja banido. Desse modo, você saberá muito bem como divulgar um canal do Youtube.

Procure por sites que falam do mesmo assunto que você

É uma crença totalmente errada pensar que todo o site que trata do mesmo assunto que o seu é um inimigo. Pelo contrário, é através desses sites que você pode ter mais relevância.

A melhor maneira de ganhar relevância com o Google é quando outros sites linkam o seu. Quando você é citado por outros sites, o Google entende que o seu site é relevante e mostra ele para mais pessoas.

Entre em contato com sites que tenham assuntos semelhantes ao seu e converse para que ele possa citar você. Vocês podem fazer uma parceria para um site possa citar o outro quando possível.

Entretanto, não é pelo número de links que você vai conseguir que o seu site se torne relevante, porque hoje o Google consegue entender quando um site não está citando outro de forma orgânica, e pode até mesmo punir sites que citem outro sem ter haver com o conteúdo publicado.

Então, só faça citações relevantes com o conteúdo público, se não poderá ser punido pelo Google e perderá relevância. O que não faz parte das estratégias sobre como divulgar um canal no Youtube.