Como vender pelo WhatsApp: 7 Dicas Infalíveis para começar

como vender pelo whatsapp

As buscas por técnicas de como vender pelo WhatsApp nunca estiveram em tanto destaque como nos últimos anos, considerando que o mensageiro instantâneo faz parte da vida dos brasileiros e dos cidadãos de diversos outros países.

como vender pelo whatsapp

Utilizar o WhatsApp é uma ótima alternativa para que você comece a vender infoprodutos rapidamente, já que você pode iniciar uma abordagem envolvendo pessoas que já fazem parte da sua lista de amigos.

O Whatsapp conta com mais de um bilhão de usuários pelo mundo, sendo que praticamente toda pessoa que tem um celular tem também esse aplicativo. A facilidade do uso do Whatsapp conquistou todo o mundo, e, atualmente, ele é amplamente usado tanto para uso pessoal quanto comercial.

Quando tentamos entrar em contato com uma empresa ou vendedor, podemos dizer que o principal meio é o Whatsapp, já que ele oferece a opção de mensagens de texto, áudio, e envio de arquivo. É causa de estranhamento, hoje em dia, uma empresa não possuir Whatsapp. 

Entretanto, muitos empreendedores não conseguem usar essa ferramenta com todo o seu potencial produtivo, por isso, ter as técnicas certas para conquistar os clientes é tão importante.

Levando isso em conta, então, deixamos uma lista bem completa de ações que você tomar para melhorar seu relacionamento com clientes e suas vendas!

1. Utilize o WhatsApp Business

O seu primeiro grande passo para começar a vender pelo whatsapp de forma extraordinária é instalar o WhatsApp Business, que é uma versão do Whatsapp direcionada a empresas.

Ele possui diversos recursos que ajudam muito o empreendedor, como o uso de métricas, que são números que ajudam uma empresa a conhecer melhor os seus clientes, auxiliando a sua tomada sua decisão.

O achismo não tem lugar no marketing digital mais. As estratégias de vendas que são lançadas por empresas são todas baseadas no conhecimento do seu público proporcionado por métricas.

Algumas métricas fornecidas pelo Whatsapp Business são, por exemplo, a quantidade de mensagens enviadas pela empresa, mensagens que foram entregues com sucesso aos clientes e quais delas foram lidas. 

Além do recurso das métricas, há a possibilidade de enviar mensagens automáticas e organizar contatos de acordo com a jornada de compra do cliente. Nele, você pode criar etiquetas como “cliente novo”, “pedido” e “pago”.

Em 2019 o Whatsapp Business implementou a função catálogo para seus usuários. Com essa ferramenta, os seus clientes podem ver produtos que estão na sua loja, juntamente com o seu valor. Esse recurso tornou o processo de venda no Whatsapp extremamente dinâmico e ágil.

Para ativar o recurso, é só ir nas configurações do aplicativo e clicar em catálogo, para depois inserir as imagens dos seus produtos e detalhar cada um com o seu nome, preço, descrição e link.

Para quem não tem um site, o catálogo ajuda muito o vendedor a organizar seus produtos e aos vender pelo Whatsapp.

3. Dê atenção ao atendimento 

Muitas empresas pensam que somente tendo em estoque produtos de qualidade já é o bastante para conseguir boas vendas. Entretanto, o atendimento é uma parte importantíssima da jornada de compra do cliente que não pode ser ignorada.

Dar atenção aos clientes que mandam mensagem no Whatsapp é algo que, infelizmente, muitas empresas desprezam. Clientes que mandam mensagem normalmente querem uma resposta rápida por parte da empresa, que, se não fizer um retorno no mesmo instante, pode chegar até mesmo a perder o cliente.

Por isso o Whatsapp é tão relevante, pois ele permite uma interatividade muito fluente entre a empresa e o cliente. Na dimensão atual do marketing, em que há um foco muito maior em ter o carinho e a atenção do cliente, ele é uma ferramenta que não pode faltar nas suas vendas!

4. Automático é prático!

Se você trabalha com vendas no Whatsapp, sabe muito bem como pode ser complicado atender vários clientes de uma vez só. E, se você quiser ter um percentual maior de vendas, não poderá deixar de dar um atendimento personalizado aos seus clientes.

Então, chegamos à conclusão que trabalhar pelo Whatsapp deve ser um processo prático, à fim de que não haja um desperdício de tempo.

Um dos recursos que você pode usar para automatizar processos é a lista de transmissão, que permite enviar uma única mensagem para diversas pessoas no mesmo instante. Para realizar essa ação, basta adicionar os contatos e enviar a mensagem, algo parecido com os grupos.

Contudo, cada cliente receberá a sua mensagem individualmente, e não saberá que fez parte de uma lista de transmissão.

5. Entenda o seu cliente 

O vendedor, seja qual for o seu meio de publicação, deve sempre ter em mente o funil de vendas, pois cada cliente está em um estágio diferente.

Você não pode enviar o mesmo conteúdo para todos os clientes, pois alguns usuários acabaram de conhecer a sua marca, e outros já estão com uma experiência maior. 

Então, o mais certo para você fazer é criar um cronograma de mensagens, deixando separado mensagens para todo tipo de cliente.

6. Invista em Marketing de Conteúdo 

O marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que se propõe a produzir conteúdo de qualidade e relevante para seu público. Portanto, é através da produção de conteúdo que uma empresa cria autoridade sobre a sua marca.

Além de criar autoridade, o marketing de conteúdo ajuda a empresa a ganhar mais engajamento do seu público, aumentando a interatividade e a proximidade entre ambos.

Essa proximidade é traz uma visão positiva para a marca, deixando o cliente mais preparado para o momento da compra. Uma preparação dessa é muito importante para que, no momento da compra, as pessoas não tenham dúvidas se vão adquirir ou não o seu produto.

Qual o melhor curso de Marketing de Afiliados?

Uma amostra do vídeo do canal do Alex Vargas sobre o curso Formula Negocio Online

No mercado de infoprodutos, você irá se deparar com diversas ofertas de cursos que te prometem ensinar o marketing de afiliados, ou ainda, uma série de campanhas sensacionalistas que prometem ganhos imensuráveis em um curto período. Fuja de tudo que parece ser bom demais para ser verdade.

É sim, verdade, que o Marketing de Afiliados é uma técnica muito interessante para quem busca ganhar dinheiro a partir da internet, mas não é tão fácil como muita gente divulga por aí, se não, todos estariam ricos a essa altura.

Muitos desses cursos te ensinam a fazer tudo da maneira incorreta, e provavelmente você vai terminar ou ganhando pouco ou dependendo da revenda do curso ruim que acabou de comprar, repetindo o ciclo de mentiras e sensacionalismos.

Aprenda com o curso Fórmula Negócio Online

Atualmente, o curso mais completo disponível para quem quer aprender sobre o Marketing de Afiliados é o Fórmula Negócio Online. Recuse as imitações.

O curso traz um conhecimento de base amplo para que você entenda todo o processo, as possibilidades e a partir disso possa determinar qual estratégia você irá seguir dentro do Marketing de Afiliados (não caia no erro de mirar em todas).

O curso Fórmula Negócio Online é a recomendação do blog Nicho Milionário.

7. Divulgue o seu contato 

O Whatsapp tem a grande vantagem de ser altamente compartilhável. Você, facilmente, pode enviar o link do seu Whatsapp, como também o seu número.

Desse modo, você pode conseguir muitos novos clientes, até porque, como já mencionamos, praticamente qualquer pessoa com um celular tem um WhatsApp.

Uma estratégia muito usada é você oferecer um produto digital, como um e-book, gratuitamente em troca do cliente informar o seu e-mail e/ou número de WhatApp. Desse modo, você pode conseguir muito mais clientes e uma proximidade maior com o seu público.