Vender por Email: 7 regras que você precisa conhecer sobre a prática

vender por email

Se você quer vender por email, precisa entender essas 7 regras básicas sobre como alcançar e conquistar o seu público da melhor maneira.

vender por email

Para vender por email é necessário atrair a atenção do usuário.

Com isso em mente, separamos algumas dicas e técnicas de como você pode colocar esse plano em prática. Lembre-se também das diversas maneiras de como ganhar dinheiro com o marketing de afiliados.

As evoluções das técnicas de como vender por email ao longo da história do marketing

Antes das redes sociais se tornarem uma febre no mundo, o e-mail já era usado com fins comerciais pelas empresas. Hoje em dia muitos pregam que ele já é uma forma de venda ultrapassada, no entanto, como você mesmo pode constatar, mesmo as pessoas que dizem isso colhem e-mail de seus seguidores no seu site. 

Mas não é fácil saber usar um e-mail com fim comercial. Provavelmente, antes de ler este artigo, você ignorou algum e-mail na sua caixa de entrada que oferecia alguma oferta irrecusável. 

Para ajudá-lo, vamos listar algumas dicas valiosas que podem fazer o seu e-mail ser muito atrativo para os seus clientes.

Tenha atenção no título

O primeiro grande desafio de como vender por email é fazer com que o usuário tenha interesse por ele e o abra. Portanto, um título impactante e chamativo é o mínimo que você pode fazer. Então, procure listar os benefícios que o seu produto proporciona e tente descrevê-los de modo que alguém que tenha essa dor possa se identificar com ele.

Esse passo é essencial para qualquer pessoa que queira saber como vender por email, porque deve ser feita a identificação do desejo que está por trás do produto ou serviço. Uma pessoa não quer “comprar um curso de inglês”, mas sim “dar o primeiro passo para morar no exterior”. Quando você passar a entender as necessidades implícitas de seus clientes, será muito mais fácil fazer o título do seu e-mail.

Entretanto, não deixe a sua imaginação te levar para longe do seu conteúdo. Se você apelar demais no título, prometendo o mundo todo para o seu cliente, não há dúvidas de que você será bloqueado da lista de e-mail dele.

Segmente sempre que possível

Quando você tem uma relação de e-mails de usuários grande, você pode começar a segmentar o seu público para obter uma taxa maior de retorno. Com uma ferramenta de gerenciamento de e-mail esse trabalho se torna muito fácil

Com esse tipo de ferramenta você pode saber qual e-mail foi aberto, arquivado, movido da fila e respondido. Responder e-mails rapidamente é outra vantagem que essa ferramenta proporciona, além de você poder enviar emails de acordo com as habilidades de cada cliente, podendo priorizar ou não determinado grupo.

Essa segmentação aumentará exponencialmente a sua taxa de resposta, além de evitar muita dor de cabeça na organização dos e-mails.

Faça testes A/B

Saber qual título e cores usar não não é algo fácil de ser feito, então, vale muito que você faça vários testes para saber qual converte melhor. Mesmo um profissional experiente pode ter dificuldade em elaborar uma mensagem que converta, sendo assim, fazer um teste A/B é a melhor maneira de saber qual e-mail agrada mais os seus clientes.

Esse tipo de recurso é encontrado em ferramentas de email marketing, que envias ambos os emails (A e B), para depois dar um relatório da efetividade de ambos. Desse modo, o administrador pode escolher a melhor alternativa. Além do maior retorno, esse tipo de teste facilita o conhecimento da equipe sobre o público.

Foque em um assunto

Se você acha que ao atirar para todos os lados vai funcionar com os seus emails está tremendamente errado. Há alguns anos, e ainda hoje, muitas empresas enviam vários emails com temas diferentes para seus clientes achando que eles estão acompanhando cada novidade. 

Contudo, essa prática não é rentosa, porque os usuários não tem tempo de ficar acompanhando cada novidade da sua empresa. Eles só irão abrir o seu e-mail se ele for importante para eles, de outro modo, o e-mail irá ficar sem ser aberto. Por isso, se você quer vender por e-mail, o mais indicado é que aborde somente um assunto específico, ao invés de vários.

Quando se acompanha os emails de grandes lojas atualmente, apesar de terem vários produtos para anunciar, elas se focam em um tema para vender esses produtos. Simplificar é a chave! Os clientes querem saber de coisas que realmente saciem as suas necessidades, foque-se nisso e irá saber vender por e-mail!

Envie emails na quantidade certa

Enviar e-mails na quantidade certa é fundamental para não importunar seus clientes. Quando isso acontece, a taxa de ‘unsubscribe’ , ou seja, de pessoas que saem da sua lista. Contudo, enviar emails de forma muito espaçada acaba causando o esquecimento dos clientes.

Desta maneira, uma taxa de envio de emails que não é invasiva e esquecível é de cerca de três ou menos envios por semana.

Construa uma relação com o usuário

Emails de venda já estão cansativos. Essa é uma realidade que as empresas têm que aceitar, em vista disso, buscar criar um vínculo de confiança com seu cliente é a melhor saída para sair da indiferença dele.

Para fazer isso, é importante que sua equipe esteja atenta ao que o cliente precisa para poder ajudá-lo. Ao fazer isso, vender por e-mail se torna muito mais fluido.

Essa tática faz parte do marketing de conteúdo, o qual se trata da tática de marketing em que a empresa posta conteúdos relevantes para seus clientes, que não tem uma relação direta com vendas. 

O marketing de conteúdo serve para preparar o cliente para a venda, só que de forma que ele não percebe isso, pois os conteúdos são feitos para dúvidas sobre o nicho em que a empresa trabalha.

Qual o melhor curso de Marketing de Afiliados?

Uma amostra do vídeo do canal do Alex Vargas sobre o curso Formula Negocio Online

No mercado de infoprodutos, você irá se deparar com diversas ofertas de cursos que te prometem ensinar o marketing de afiliados, ou ainda, uma série de campanhas sensacionalistas que prometem ganhos imensuráveis em um curto período. Fuja de tudo que parece ser bom demais para ser verdade.

É sim, verdade, que o Marketing de Afiliados é uma técnica muito interessante para quem busca ganhar dinheiro a partir da internet, mas não é tão fácil como muita gente divulga por aí, se não, todos estariam ricos a essa altura.

Muitos desses cursos te ensinam a fazer tudo da maneira incorreta, e provavelmente você vai terminar ou ganhando pouco ou dependendo da revenda do curso ruim que acabou de comprar, repetindo o ciclo de mentiras e sensacionalismos.

Aprenda com o curso Fórmula Negócio Online

Atualmente, o curso mais completo disponível para quem quer aprender sobre o Marketing de Afiliados é o Fórmula Negócio Online. Recuse as imitações.

O curso traz um conhecimento de base amplo para que você entenda todo o processo, as possibilidades e a partir disso possa determinar qual estratégia você irá seguir dentro do Marketing de Afiliados (não caia no erro de mirar em todas).

O curso Fórmula Negócio Online é a recomendação do blog Nicho Milionário.

Como vender por email e a utilização de pessoas reais como remetentes

Enviar e-mails com pessoas reais fornece uma taxa de abertura maior do que enviar somente com o nome da empresa. Ter e-mails como clá[email protected]íno.com.br é muito mais atrativo e pessoal para falar com o cliente.

Quanto mais o cliente se sentir que está falando com uma pessoa real melhor, porque o sentimento de conversar com outra pessoa é muito mais agradável do que pensar que está falando com uma empresa.