Marketing Digital vs Marketing de Afiliados: Qual a diferença?

marketing digital vs marketing de afiliados qual a diferença

Embora sejam muitas vezes utilizados como sinônimos, afinal entre marketing digital vs marketing de afiliados, qual a diferença?

marketing digital vs marketing de afiliados qual a diferença

Neste artigo vamos tratar as diferenças entre Marketing Digital, que é um campo de conhecimento bastante amplo e o Marketing de Afiliados, que possui uma estratégia um pouco mais específica e pode utilizar elementos do marketing tradicional e digital.

Existem inúmeras possibilidades de negócio e atuação dentro do marketing e suas vertentes, é possível ter ganhos passivos por meio do marketing de afiliados, assim como também desenvolver-se em uma carreira no marketing digital.

Hoje em dia existem muitas oportunidades para quem busca um trabalho convencional nessas duas áreas, mas elas também funcionam para aqueles que buscam seguir uma carreira solo, seja a partir da prestação de serviços pontuais ou na abertura de um novo negócio.

Seja no marketing de afiliados ou no marketing digital, existem diversas maneiras de trabalhar e ganhar dinheiro. Você pode, por exemplo, gerar renda passiva com o marketing de afiliados ou até mesmo trabalhar ativamente em cima disso, e o mesmo vale para o marketing digital.

Portanto, ambos os campos são segmentos importantes e dominam o mercado digital, representando uma ótima chance para quem está atrás de uma nova atividade.

Leia também

Por que o Marketing de Afiliados?

De maneira simples e direta, o marketing de afiliados é uma maneira de ganhar dinheiro a partir da promoção de produtos ou serviços em troca de uma comissão em cima do valor pago pelo usuário conquistado.

Nós falamos mais sobre o marketing de afiliados aqui.

O sistema de um programa de afiliados consiste, basicamente, em três personagens: o produtor (ou prestador de serviços), a o afiliado (que divulga o produto em troca de comissão) e o consumidor (que compra ou contrata o oferecido) – e esse relacionamento ocorre a partir de uma plataforma de afiliado.

Qual o melhor curso de Marketing de Afiliados?

Uma amostra do vídeo do canal do Alex Vargas sobre o curso Formula Negocio Online

No mercado de infoprodutos, você irá se deparar com diversas ofertas de cursos que te prometem ensinar o marketing de afiliados, ou ainda, uma série de campanhas sensacionalistas que prometem ganhos imensuráveis em um curto período. Fuja de tudo que parece ser bom demais para ser verdade.

É sim, verdade, que o Marketing de Afiliados é uma técnica muito interessante para quem busca ganhar dinheiro a partir da internet, mas não é tão fácil como muita gente divulga por aí, se não, todos estariam ricos a essa altura.

Muitos desses cursos te ensinam a fazer tudo da maneira incorreta, e provavelmente você vai terminar ou ganhando pouco ou dependendo da revenda do curso ruim que acabou de comprar, repetindo o ciclo de mentiras e sensacionalismos.

Aprenda com o curso Fórmula Negócio Online

Atualmente, o curso mais completo disponível para quem quer aprender sobre o Marketing de Afiliados é o Fórmula Negócio Online. Recuse as imitações.

O curso traz um conhecimento de base amplo para que você entenda todo o processo, as possibilidades e a partir disso possa determinar qual estratégia você irá seguir dentro do Marketing de Afiliados (não caia no erro de mirar em todas).

O curso Fórmula Negócio Online é a recomendação do blog Nicho Milionário.

O que é o Marketing de Afiliados

No Marketing de Afiliados, ou até mesmo na participação em um programa de afiliados, existe uma relação de permissão de revenda de determinado produto ou serviço, e nessa relação o afiliado define as estratégias que irá utilizar, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo produtor, e irá ser beneficiado de acordo com as vendas realizadas a partir do que foi definido.

Para realizar tal feito, o afiliado pode utilizar suas próprias redes sociais, criar canais de nicho, criar anúncios, e basicamente qualquer outra coisa que funcione. O marketing de afiliados também pode ser realizado offline, portanto um dos erros de apontá-lo como sinônimo do marketing digital é essa característica.

Aqui, neste blog, nós falamos especificamente de marketing de afiliados no meio digital, mas com a base adquirida por aqui será possível reimaginá-lo em outros formatos, inclusive os offline.

Dentre as principais estratégias utilizadas no marketing de afiliados digital, podemos mencionar:

Search Engine Optimization (SEO)

Uma estratégia muito parecida com a que utilizamos neste blog. Criar conteúdo e canais otimizados para que sejam encontrados organicamente via motores de busca como o google, bing e outros serviços do tipo.

O SEO por si é uma prática de otimização que deve apresentar resultados a longo prazo quando bem executada e deve estar em constante monitoramento e atualização, pois as regras de motores de busca podem mudar a qualquer momento e as posições nesses buscadores não são absolutas, ou seja, um dia um site ou página pode estar em primeiro lugar pela busca de determinado termo, mas no outro ter caído para a segunda página.

A maior vantagem deste método é o fato de ser gratuito, embora existam muitas ferramentas de suporte pagas, já sua desvantagem é o tempo: atingir uma boa posição pode demorar meses.

Social Media Marketing

Hoje em dia, podemos definir o marketing em social media até mesmo como algo muito parecido com o SEO, pois toda rede social possui suas regras e recomendações de otimizações, as quais quando bem aplicadas irão favorecer o alcance de seu conteúdo, assim como também a facilidade pela qual é encontrado.

A grande diferença do Google e do Facebook é o fato de que um conteúdo pode manter-se em alta no buscador por um bom tempo, enquanto na rede social a rotatividade é ainda maior, os conteúdos podem ter um pico maior de acesso por determinado momento, mas ficam menos tempo em destaque, pois o posicionamento é afetado diretamente pelos usuários.

A grande vantagem desse tipo de estratégia é a possibilidade de resultados mais rápidos, assim como definir ir pelo tráfego orgânico ou pago, já a desvantagem é a rápida rotatividade de destaques, assim como também o fato de ser um canal que a qualquer momento pode sair do ar. (lembra-se do Orkut?) portanto não é o melhor ambiente para estratégias de longo prazo.

Existem diversas redes sociais hoje em dia, tais como: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Twitter, etc. Não sabe por onde começar? Confira dois possíveis pontos de partida:

Aprenda como vender infoprodutos pelo Instagram

Aprenda como vender infoprodutos pelo WhatsApp

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais vertentes do marketing hoje, sendo também muitas vezes usado erroneamente como sinônimo de marketing digital.

Sua estratégia consiste na produção de conteúdo em busca de criar ou melhorar o relacioamento como o público-alvo, além de toda a possibilidade de gerar negócios e trazer mais autoridade para a marca em questão.

Para isso, o marketing de conteúdo aposta na produção de conteúdo autoral e de qualidade, com linguagem alinhada ao público definido, assim como também a necessidade de consistência e regularidade para manter as pessoas interessadas.

E-mail Marketing

E-mail marketing é considerado um dos principais canais no mercado de afiliados, isso porque nele é permitido uma comunicação direta entre a empresa/influenciador e o seu público-alvo.

Embora seja o mais simples de todos, é considerado o meio mais caro e exclusivo, garantindo muitas vezes a maior fatia de conversões por um trabalho bem realizado.

Investir no Marketing Digital ou no Marketing de Afiliados?

Agora que você já conhece mais sobre quais as diferenças entre marketing digital e marketing de afiliados, chegou a hora de buscar entender qual a melhor alternativa para o seu momento atual.

É importante lembrar, que uma opção não exclui a outra, pelo contrário, de um jeito ou de outro você vai acabar esbarrando nos dois conhecimentos e de fato é necessário o marketing digital caso você queira participar de um programa de afiliados na internet.

Sendo assim, a pergunta poderia ser de um outro jeito: por onde começar?

Bom, tudo depende do seu objetivo final. Você gostaria de ter uma carreira no marketing digital ou apenas quer aprender o necessário para aplicar os conhecimentos como afiliado ou até mesmo como um produtor digital?

A sua resposta vai dizer por onde você deve começar, em geral, caso o seu interesse seja aplicar as técnicas para um fim específico, é mais válido você seguir a trilha de um curso de marketing de afiliados, dessa forma você pode focar em um conhecimento mais específico a aplicabilidade necessária.

Por outro lado, caso você tenha se encantado pela possibilidade de impacta pessoas e empresas ao longo de suas pesquisas, talvez iniciar um bom curso de marketing digital para que você se torne um profissional da área ou até mesmo empreendedor, seja muito mais válido.

Ambas as escolhas podem ser bastante lucrativas, mas é bom frisar que nenhuma delas é fácil ou rápida, evite cair em pegadinhas e acabar achando que marketing de afiliados é pirâmide, por exemplo.

Marketing digital vs marketing de afiliados: qual a diferença? a dedicação e os resultados que você consegue a partir de cada uma delas.