Temas para vídeos no YouTube: Como definir os melhores?

Definir temas para vídeos no YouTube é uma importante parte do processo de criação, e neste artigo separamos algumas das melhores dicas para que você possa definir os melhores temas

Definir temas para vídeos no YouTube é uma importante parte do processo de criação, e neste artigo separamos algumas das melhores dicas para que você possa definir os melhores temas.

temas para vídeos no YouTube

Às vezes o maior desafio para um youtuber novo é definir os temas que irá em seus vídeos. A seguir vamos dar algumas dicas que podem ajudar a você a não ter mais essa dificuldade  de não saber como definir temas para vídeos no YouTube.

1. Defina o nicho do seu canal

Quando falamos de nicho no marketing digital, estamos falando do assunto que você irá abordar. Mesmo que você possa abordar vários assuntos no seu canal, todos eles estarão relacionados ao seu nicho principal, e é esse nicho que será o seu norte para não perder o rumo dos temas dos vídeos.

Mas do que você vai falar no seu canal? Quem sabe você tenha pensado em falar sobre marketing digital, contudo, o nicho de análise de filmes e séries também seja atrativo para você. O que decidir?

Antes de fazer a decisão cabal, há a possibilidade de você criar mais de um canal e falar sobre mais de um nicho.

Mesmo que pareça mais trabalho, é melhor que você se descubra, e tenha 100% de certeza do que quer do que no futuro desistir do seu canal porque não aguenta mais falar daquele tema.

Mesmo que ache que o seu nicho não vai dar em nada, fale do que você gosta. Se você dissesse a alguém 10 anos atrás que é possível ganhar dinheiro jogando videogame, provavelmente ela responderia que isso é impossível. Hoje em dia nós vemos muitos gamers no youtube que vivem fazendo vídeos de gameplays e até mesmo ganham jogos e consoles de graça para fazer vídeos. Alto totalmente impensável há alguns anos.

Então, pesquise sobre um nicho que você gosta, e trabalhe com ele. Desse modo, será muito mais fácil para você saber como definir temas para vídeos no YouTube.

2. Seja organizado!

Mesmo que você tenha as melhores ideias para os seus vídeos, se você não tiver organização, na hora de você fazer um vídeo aquele famoso branco uma hora vai aparecer.

Se você já tem ideias para possíveis vídeos, faça uma lista bem organizada com eles para que não se perca. Mesmo que pareça óbvio, muitas pessoas deixam esse tipo de coisa para última hora, e acaba definindo o tema para o vídeo com pressa.

Cada vídeo seu deve ser pensado muito bem, pois eles são o chamariz para o seu canal. Se uma pessoa ver um vídeo seu e não gostar, pode ser uma oportunidade perdida de ter um inscrito que você talvez nunca mais terá.

Para organizar suas ideias, use ferramentas como o Evernote e o Trello, ou deixe anotações em um cadernos ou calendário. O mais importante é que você tenha temas predefinidos para os seus vídeos e saiba como definir temas para vídeos no YouTube.

3. Ouça os seus inscritos

Ler os comentários dos seus vídeos é uma ótima fonte de inspiração para futuros vídeos no seu canal no Youtube. Algumas pessoas até mesmo fazem sugestões de vídeos!

Se você prestar atenção nos comentários, e pedir para que as pessoas deem mais temas para vídeos, pode ter certeza que, por vídeo que você lançar, você conseguirá pelo menos três temas para novos vídeos.

Quando um youtuber se distancia dos comentários dos seus vídeos, muitos porque não gostam das críticas que ali estão, acabam perdendo a noção do que o seu público que, e deixam de fazer vídeos que poderiam ser um grande sucesso.

Uma boa forma de saber o que os seus inscritos querem é fazer pesquisam pelo próprio Youtube. Quem utiliza os comentários como fonte de inspiração, sabe muito bem como eles poupam um grande trabalho de pesquisa.

4. Faça pesquisas com a sua palavra-chave no Google

Abra uma nova guia no Google agora mesmo e pesquise por um tema que tem haver com o seu nicho. 

Você pode notar que abaixo dos primeiros sites que aparecem há perguntas que respondem as principais questões relacionadas àquele tema. Depois que você clica em uma dessas perguntas, aparecem mais perguntas abaixo.

Com apenas algumas palavras, nessa pesquisa, você pode tirar vários temas para os seus vídeos, pois você vai encontrando mais e mais pontos sobre aquele tema.

Depois que encontrar uma boa quantidade de temas, os anote na sua lista de possíveis vídeos. Quando você pensar em outro termo chave repita esse mesmo processo. Desse modo, você pode conseguir muitos temas para vídeos de uma vez só, ou mesmo preparar um roteiro mais completo para os seus vídeos.

5. Acompanhe sites de notícias sobre o seu tema

Mesmo que você já conheça bem o seu nicho, o mundo continua girando e novas coisas acontecendo, portanto, se você ficar atento às novas notícias sobre o seu nicho, sem dúvidas novos temas de vídeos vão aparecer.

Essa dica é particularmente importante porque você, desse modo, poderá se manter atualizado sobre o que você falar. Já se foi a época em que uma pessoa estudava um tema e se tornava mestre naquilo após estudar constantemente.

A cada dia as pessoas inovam nas mais diversas áreas, então, não deixe de inovar também no seu canal!

6. Fale com o seu público nas redes sociais

Não restrinja a sua interação com o seu público somente no Youtube. Há sempre aquelas pessoas que querem contribuir para o seu canal e que conversam com você sobre novos temas em suas redes sociais.

Alguns Youtubers escolhem um contato mais distante com o seu público, no entanto, se você está sem ideias, converse com seus seguidores e eles vão te dar dezenas de novas ideias.

Apesar de dar trabalho responder várias pessoas, com certeza é muito legal ver o seu trabalho reconhecido e ver que há pessoas que você nem conhece que se importam com você.

7.  Pense como seu público

Quando você conhece um nicho há muito tempo, é normal que você ache que tal assunto é óbvio para outras pessoas. Contudo, esse pensamento pode estar totalmente enganado.

Faça esse teste nas suas redes sociais, e pergunte ao seu público se ele conhece bem tal assunto que você acha que é óbvio. Você vai se surpreender quando ver que há uma grande porcentagem de pessoas que não conhecem sobre um assunto que para você é óbvio.

Isso acontece porque, quando trabalhamos em algo e convivemos com pessoas que trabalham com a mesma coisa, há assuntos que acabam se tornando normais e conhecidos de todos.

Mas, quando você vai conversar sobre esse tema com pessoas de outros nichos, elas não conhecem sobre ele.